O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística (GEPEL), por meio de parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC), anuncia o lançamento do minicurso "Fundamentos da Educação Linguística Histórico-Crítica". Com certificação de 30h, encontros às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, e início em 22/03, visa ao debate sobre questões atinentes à concepção de educação e função da escola, às teorias educacionais e pedagógicas, aos istanbul escort documentos oficiais orientadores do currículo, ao ensino de Língua Portuguesa, à importância da leitura e da escrita nos processos de ensino e aprendizagem e ao encaminhamento teórico-metodológico na educação linguística. Ancorados epistemologicamente no materialismo histórico-dialético e apoiados na Teoria Histórico-Cultural, na Pedagogia Histórico-Crítica e na Filosofia da Linguagem de cunho marxista, tem-se o objetivo de socializar e possibilitar a apropriação de constructos teórico-filosóficos, pedagógicos e linguísticos para que docentes e estudantes ocupados do trabalho educativo com linguagem possam ter contato com discussões promovidas a partir da perspectiva marxista, contra-hegemônica e radical, portanto, pouco presente no ambiente acadêmico. Com 40 vagas e ministrado pelo Mestrando em Estudos da Linguagem (FURG) Pierre Machado, as inscrições podem ser feitas através do seguinte formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1ecPcXr-Tcjp3x7ebccSPBd66qNQI22LTKDkNWHhKKYo.

Lembre-se: o curso é GRATUITO e será oferecido no ensino REMOTO. Mais informações, entre em contato inbox ou acesse o site do GEPEL: www.gepel.furg.br.

Cronograma e Conteúdo:

Aula I (22/03): Introdução ao Materialismo Histórico-Dialético – Parte I
Aula II (24/03): Introdução ao Materialismo Histórico-Dialético – Parte II
Aula III (29/03): Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural
Aula IV (31/03): Princípios da Pedagogia Histórico-Crítica
Aula V (05/04): Concepção de Língua e Linguagem
Aula VI (07/04): Bases da Educação Linguística
Aula VII (12/04): Alfabetização e Letramento
Aula VIII (14/04): Trabalho educativo com leitura
Aula IX (19/04): O currículo e a BNCC
Aula X (21/04): O encaminhamento teórico-metodológico para o trabalho educativo com linguagem