Formalizado como um projeto de extensão interinstitucional entre FURG e UFSC, a Formação de Formadores na Perspectiva Histórico-Cultural tem como objetivo promover um processo formativo fundamentado nas teorias de base histórico-cultural, voltando-se, primeiramente, a estudantes de pós-graduação das duas instituições, alguns dos quais já atuam na Educação Básica. 
 
Para dar conta, à luz de fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos, de conteúdos e conceitos relacionados à formação escolar, ao desenvolvimento humano e ao ensino de linguagem, este projeto, com duração de treze meses, contará com a contribuição de educadores de referência, tal qual Luiz istanbul escort Percival Leme Britto e Newton Duarte. 
 
Desse modo, além dos encontros fechados para o grupo participante do projeto de extensão, serão  promovidas aulas abertas pelo canal do Gepel no YouTube, para garantir a participação de todos os docentes e estudantes que se interessam pelas discussões propostas. 
 
Ao fim deste percurso, e como resultado dele, vislumbra-se o desenvolvimento de uma formação voltada a professores da Educação Básica.