CATOIA DIAS, S. O processo de apropriação conceitual em aulas de língua portuguesa: considerações sobre ensino e aprendizagem. In: SOUSA, A. M. de; SILVA, R. G. S.; SANTOS, T. C. dos S. (Org.). Perspectivas para o ensino de línguas. 1. ed. Rio Branco: NEPAN, 2018, v. 2, p. 117-142.

CHRAIM, Amanda Machado. A participação de adultos alfabetizandos na sociedade e o seu domínio da modalidade escrita da língua. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 11, p. 360-371, 2018. Disponível em: https://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/421

CHRAIM, Amanda Machado; DE MARIA, Maíra Emerick. O ensino e a aprendizagem da língua escrita num viés histórico: os métodos de alfabetização, os estágios implicacionais e a perspectiva histórico-cultural. In: SILVEIRA, Everaldo et al. (org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2016. p. 117-128.

CHRAIM, Amanda Machado. A inserção de adultos alfabetizandos na cultura escrita. In: CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth (org.). Linguagem e escolarização: alfabetismo e leitura. Florianópolis: Insular, 2013. p. 131-158.

PEDRALLI, Rosângela; NARCISO, Carolina Fabricia. Ensino de língua na Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade de Santa Catarina: entre avanços e lacunas. Pesquisa e Ensino, [S.L.], v. 2, p. 202108, 24 fev. 2021. Pesquisa e Ensino. http://dx.doi.org/10.37853/202108.

PEDRALLI, Rosângela; EMERICK DE MARIA, M. de S. Humanização e apropriação inicial da escrita: implicações decisivas para a educação linguística. In: CAVALHEIRO, A. C. D.; MOSSMANN, S. da S. (Org.) Educação e Linguagem na perspectiva histórico-cultural. São Carlos: Pedro & João, 2021. 480p. Disponível em: https://onedrive.live.com/?authkey=%21AAxMqZWb4fn9HOk&cid=19A69AD094E1243D&id=19A69AD094E1243D%2141319&parId=19A69AD094E1243D%212131&o=OneUp

PEDRALLI, Rosângela; BOEIRA, T. A. ; THESSING, A. F. . Estudos do Letramento como Teoria Linguística na/da Escola: adaptação ou humanização humana?. In: Angela Francine Fuza; Rodrigo Acosta Pereira; Rosângela Hammes Rodrigues. (Org.). Pesquisas em Linguística Aplicada e Práticas de Linguagem. 1ed.Campinas: Pontes, 2020, v. 1, p. 243-264.

PEDRALLI, Rosângela; CHRAIM, Amanda Machado et al. Os desafios da formação humana integral em tempos de apagamento dos conteúdos escolares: uma breve reflexão. In: BUTTURI JR., Atilio et al. (org.). Estruturalismos, pós-estruturalismos & outras discussões: a X Semana Acadêmica de Letras da UFSC. Curitiba: CRV, 2016. p. 171-177.

SANTOS, L. M.; CABRAL, M. da S. Educação linguística na inter-relação entre psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica: (re)pensando o ensino de Língua Portuguesa. In: CAVALHEIRO, A. C. D.; MOSSMANN, S. da S. (Org.) Educação e Linguagem na perspectiva histórico-cultural. São Carlos: Pedro & João, 2021. 480p. Disponível em: https://onedrive.live.com/?authkey=%21AAxMqZWb4fn9HOk&cid=19A69AD094E1243D&id=19A69AD094E1243D%2141319&parId=19A69AD094E1243D%212131&o=OneUp

SANTOS, L. M. Uma análise do conceito de prática social nos projetos de letramento e no método dialético. Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, ano 15, n. 24, Edição Especial, 2019. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigos_24/artigo09_24.pdf

SANTOS, L. M. O ensino de Língua Portuguesa e a noção de prática social: uma análise da Base Nacional Comum Curricular. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 20, n. 35, p. 60-83, jan.-abr. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/article/view/56942

SILVA-GARCIA, D. C.; COELHO, L. S. . Precisamos saber ensinar? Discussões sobre o papel das metodologias de ensino como estratégias para o ensino em uma sociedade capitalista. In: Aline Cassol Daga Cavalheiro; Suziane da Silva Mossmann. (Org.). Educação e Linguagem na perspectiva histórico-cultural. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. , p. 91-116. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/educacao-e-linguagem-na-perspectiva-historico-cultural/

SILVA-GARCIA, D. C.; COELHO, L. S. ; EMERICK, M. ; KLIPPEL, M. P. ; PEDRALLI, R. . A educação linguística de alunos das classes populares: projeto formativo e possibilidades metodológicas. In: Atilio Butturi Junior; Celdon Fritzen; Maria Ester Moritz; Noêmia Soares Guimarães; Rosângela Pedralli. (Org.). Estudos indisciplinares de língua, literatura e tradução. 01ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. , p. 111-123. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32714-estudos-interdisciplinares-de-lingua-literatura-e-traducao

SILVA, D. C.; COELHO, L. S. ; PEDRALLI, R. . A centralidade das bases epistemológicas no planejamento em processos de alfabetização (ou sobre por que Vigotski não se alinha à pós-modernidade). In: SILVEIRA, E.; BAZZO, J. L. S.; CHAGAS, L. M. de M.; AGUIAR, M. A. L. de; PEDRALLI, R.. (Org.). Alfabetização na Perspectiva do Letramento: Letras e Números nas Práticas Sociais. 136ed.Florianópolis: UFSC-CED-NUP, 2016, v. , p. 01-129. Disponível em: https://pnaic.ufsc.br/files/2016/06/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-na-perspectiva-do-letramento-letras-e-n%C3%BAmeros-nas-pr%C3%A1ticas-sociais.pdf