Projetos

O projeto de extensão Ensino de Língua Portuguesa – Um Olhar Crítico  tem como objetivo promover um espaço formativo por meio do compartilhamento de construtos filosófico-epistemológicos e teórico-metodológicos acerca do trabalho educativo com educação linguística a partir de uma ancoragem crítica, mais especificamente na epistemologia do materialismo histórico-dialético, na perspectiva histórico-cultural, bem como nos princípios da teoria pedagógica Histórico-Crítica orientadores para o trabalho educativo com educação linguística.

Este projeto se desenvolve por intermédio de minicursos de duração determinada e é voltado, especialmente, para alunos/alunas de graduação em Letras, Pedagogia e áreas afins.

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Os encontros são realizados via plataforma virtual a combinar entre ministrante e cursistas, com certificação ao final.

Formalizado como um projeto de extensão interinstitucional entre FURG e UFSC, a Formação de Formadores na Perspectiva Histórico-Cultural tem como objetivo promover um processo formativo fundamentado nas teorias de base histórico-cultural, voltando-se, primeiramente, a estudantes de pós-graduação das duas instituições, alguns dos quais já atuam na Educação Básica. 
 
Para dar conta, à luz de fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos, de conteúdos e conceitos relacionados à formação escolar, ao desenvolvimento humano e ao ensino de linguagem, este projeto, com duração de treze meses, contará com a contribuição de educadores de referência, tal qual Luiz istanbul escort Percival Leme Britto e Newton Duarte. 
 
Desse modo, além dos encontros fechados para o grupo participante do projeto de extensão, serão  promovidas aulas abertas pelo canal do Gepel no YouTube, para garantir a participação de todos os docentes e estudantes que se interessam pelas discussões propostas. 
 
Ao fim deste percurso, e como resultado dele, vislumbra-se o desenvolvimento de uma formação voltada a professores da Educação Básica.

O GEPEL realiza, quinzenalmente, atividade de estudos de textos que consistem nos fundamentos da Educação Linguística, na perspectiva crítica em que o grupo se inscreve. São textos de autores marxistas de diferentes campos do conhecimento, como Psicologia, Pedagogia, Linguística, Sociologia e Filosofia, e, em especial, postulados marxianos.

Bibliografia estudada pelo grupo no ano de 2021 (até março):

Encontro 1: 

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel: 1843. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2010.

Encontro 2:  

[finalização da obra] MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel: 1843. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2010.

Encontro 3:  

LÖWY, Michael. A teoria da revolução no jovem Marx. Petrópolis: istanbul escort 1938. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2012.


Abaixo disponibilizamos bibliografia estudada pelo grupo no ano de 2020

Encontro 1:  

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna. 2 ed. Campinas/SP: Editora Alínea, 2007. 

Encontro 2:  

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 9. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999 [1848]. 

Encontro 3:  

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. 

TONET, Ivo. Atividades educativas emancipadoras. Práxis Educativa, v. 9, n. 1, s/p. 2014. 

Encontro 4:  

SUCHODOLSKI, Bogdan. A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas. Trad. Rubens Eduardo Frias. 3. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1982. 

Encontro 5: 

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2012 [1983].  

SAVIANI, Dermeval. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. Campinas/ SP: Autores Associados, 2012. p. 59-85. 

Encontro 6:  

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5.ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2012. 

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos para uma didática histórico-crítica. In: ______. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas/SP: Autores Associados, 2019. p. 117-157.