Projetos
O projeto de extensão Ensino de Língua Portuguesa – Um Olhar Crítico tem como objetivo promover um espaço formativo por meio do compartilhamento de construtos filosófico-epistemológicos e teórico-metodológicos acerca do trabalho educativo com educação linguística a partir de uma ancoragem crítica, mais especificamente na epistemologia do materialismo histórico-dialético, na perspectiva histórico-cultural, bem como nos princípios da teoria pedagógica Histórico-Crítica orientadores para o trabalho educativo com educação linguística.
Este projeto se desenvolve por intermédio de minicursos de duração determinada e é voltado, especialmente, para alunos/alunas de graduação em Letras, Pedagogia e áreas afins.
istanbulun en islek yerlerinden Taksime ugramadan gecmeyin. taksim escort Kizlarinin guzelligi ve seksiligi sizleri sasirtacaktir.
Os encontros são realizados via plataforma virtual a combinar entre ministrante e cursistas, com certificação ao final.
O GEPEL realiza, quinzenalmente, atividade de estudos de textos que consistem nos fundamentos da Educação Linguística, na perspectiva crítica em que o grupo se inscreve. São textos de autores marxistas de diferentes campos do conhecimento, como Psicologia, Pedagogia, Linguística, Sociologia e Filosofia, e, em especial, postulados marxianos.
Bibliografia estudada pelo grupo no ano de 2021 (até março):
Encontro 1:
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel: 1843. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2010.
Encontro 2:
[finalização da obra] MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel: 1843. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2010.
Encontro 3:
LÖWY, Michael. A teoria da revolução no jovem Marx. Petrópolis: istanbul escort 1938. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2012.
Abaixo disponibilizamos bibliografia estudada pelo grupo no ano de 2020
Encontro 1:
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna. 2 ed. Campinas/SP: Editora Alínea, 2007.
Encontro 2:
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 9. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999 [1848].
Encontro 3:
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
TONET, Ivo. Atividades educativas emancipadoras. Práxis Educativa, v. 9, n. 1, s/p. 2014.
Encontro 4:
SUCHODOLSKI, Bogdan. A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas. Trad. Rubens Eduardo Frias. 3. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1982.
Encontro 5:
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2012 [1983].
SAVIANI, Dermeval. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. Campinas/ SP: Autores Associados, 2012. p. 59-85.
Encontro 6:
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5.ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos para uma didática histórico-crítica. In: ______. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas/SP: Autores Associados, 2019. p. 117-157.