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Convidamos a todos/todas para aula aberta com o professora Alessandra Arce Hai (Universidade istanbul escort Federal de São Carlos, UFSCar), a ser realizada no dia 30 de junho, das 08h às 11h, que terá como foco a Educação Infantil.
A aula integra um conjunto de atividades relativas ao Projeto de Extensão e Ensino Fundamentos educacionais: implicações para a educação linguística, realizado interinstitucionalmente pela UFSC e FURG.
O link para acesso à aula é http://bit.ly/AlessandraArce

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O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística (GEPEL), por meio de parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC), anuncia o lançamento do minicurso "Fundamentos da Educação Linguística Histórico-Crítica". Com certificação de 30h, encontros às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, e início em 22/03, visa ao debate sobre questões atinentes à concepção de educação e função da escola, às teorias educacionais e pedagógicas, aos istanbul escort documentos oficiais orientadores do currículo, ao ensino de Língua Portuguesa, à importância da leitura e da escrita nos processos de ensino e aprendizagem e ao encaminhamento teórico-metodológico na educação linguística. Ancorados epistemologicamente no materialismo histórico-dialético e apoiados na Teoria Histórico-Cultural, na Pedagogia Histórico-Crítica e na Filosofia da Linguagem de cunho marxista, tem-se o objetivo de socializar e possibilitar a apropriação de constructos teórico-filosóficos, pedagógicos e linguísticos para que docentes e estudantes ocupados do trabalho educativo com linguagem possam ter contato com discussões promovidas a partir da perspectiva marxista, contra-hegemônica e radical, portanto, pouco presente no ambiente acadêmico. Com 40 vagas e ministrado pelo Mestrando em Estudos da Linguagem (FURG) Pierre Machado, as inscrições podem ser feitas através do seguinte formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1ecPcXr-Tcjp3x7ebccSPBd66qNQI22LTKDkNWHhKKYo.

Lembre-se: o curso é GRATUITO e será oferecido no ensino REMOTO. Mais informações, entre em contato inbox ou acesse o site do GEPEL: www.gepel.furg.br.

Cronograma e Conteúdo:

Aula I (22/03): Introdução ao Materialismo Histórico-Dialético – Parte I
Aula II (24/03): Introdução ao Materialismo Histórico-Dialético – Parte II
Aula III (29/03): Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural
Aula IV (31/03): Princípios da Pedagogia Histórico-Crítica
Aula V (05/04): Concepção de Língua e Linguagem
Aula VI (07/04): Bases da Educação Linguística
Aula VII (12/04): Alfabetização e Letramento
Aula VIII (14/04): Trabalho educativo com leitura
Aula IX (19/04): O currículo e a BNCC
Aula X (21/04): O encaminhamento teórico-metodológico para o trabalho educativo com linguagem

 

O seguinte simpósio visa constituir espaço para socialização de estudos e pesquisas relativas a práticas de ensino de Língua Portuguesa norteadas por problematizações contemporâneas alusivas à Educação Básica e ao Ensino Superior e em diferentes perspectivas teórico-metodológicas possíveis, no sentido da superação do ensino de língua como sistema abstrato e pautado na gramática normativa e no uso da metalinguagem, conforme indicam alguns estudos na área (CATOIA DIAS, 2016; TOMAZONI, 2016). Sendo assim, destina-se aos estudantes de graduação e pós-graduação em Letras e professores da educação básica na rede pública e privada e acolhe propostas – pautadas na área da Linguística Aplicada – ocupadas com o enfrentamento de discussões atinentes a: (a) formação docente em Letras; (b) educação linguística; (c) Linguística Aplicada e ensino de língua materna; (d) relatos de experiência e estágio de docência em Língua taksim escort Portuguesa; e (e) ensino e aprendizagem de leitura e escrita. Com o presente simpósio, pretende-se promover reflexões sobre caminhos e possibilidades para um ensino de Língua Portuguesa efetivamente crítico e, portanto, socialmente relevante no que tange ao processo de desenvolvimento humano omnilateral e com viés emancipador, especialmente em tempos atuais marcados pelo obscurantismo e pelo combate constante e explícito, por parte de grupos sociais específicos, ao trabalho educativo com conhecimentos historicamente acumulados imprescindíveis para uma formação humana integral.

Link: https://seminarioletrascpaq.ufms.br/inscricoes/

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística (GEPEL) convida todos para participar do Encontro 10 da Formação de Formadores na Perspectiva Histórico-Cultural, que acontecerá no dia 13 de outubro, das 08h às 11h. Em formato de aula aberta, ministrada pela Professora Amanda Machado Chraim (UFSC), o encontro abordará o istanbul escort ensino de linguagem pela intuição, problematizando-se as perspectivas de análise linguística e de ciência na escola.

A aula integra um conjunto de atividades relativas ao Projeto de Extensão e Ensino Fundamentos educacionais: implicações para a educação linguística, realizado interinstitucionalmente pela UFSC e FURG.

O link para acesso à aula é http://bit.ly/Chraim

 

 

Está agendada nova reunião de estudos para dia 09 de abril de 2021, às 13h30min. Na ocasião, será discutido o primeiro capítulo da obra Dialética do Concreto de Karel Kosík. 

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